Regras para o uso da Garagem do Condomínio
As vagas de garagem dentro de um condomínio ainda é uma discussão que causam dores de cabeça em alguns condôminos, tanto por falta de gestão quanto por reclamações de moradores.
E nós do Grupo AtualSP: Administração de Condomínios iremos te ajudar a entender como funciona as regras de vagas da garagem para manter a gestão do seu condomínio em ordem.
Regras de Garagem: Quais os Tipos de Vagas que Existem?
Segundo o código civil dentro de um condomínio, devem existir esses três tipos de vagas:
- Vaga de Área Comum: Essa vaga pode ser usada por qualquer pessoa pois o condomínio não pode alugar nem vender, e não pertence a nenhum morador ou funcionário do local;
- Vaga Autônoma: Essas vagas geralmente são decididas entre o síndico e a convenção interna, podendo vender ou alugar a vaga, e elas podem vir separadas do imóvel. Essas vagas são de uso exclusivo do morador proprietário;
- Vaga Vinculada: Ao contrário da vaga autônoma, a vaga vinculada não pode ser vendida ou alugada separada do imóvel. Essa vaga também é exclusiva do morador proprietário;
- Vaga Prioritária: de acordo com as leis municipais, todos os condomínios devem oferecer vagas prioritárias, ou seja, vagas para idosos, deficientes e até mesmo gestantes.
Como Funciona a Venda e Aluguel de Vaga da Garagem?
Segundo o código civil a venda ou aluguel da vaga do imóvel deve ser decidida entre o síndico e a convenção interna, por meio de reuniões para definir a gestão do condomínio.
E a venda ou aluguel da vaga só deve ser usada nas vagas autônomas.
Regras de Garagem: Como Funciona a Demarcação?
Com base no código civil a decisão das demarcações de vagas de garagem é estabelecida através de reuniões de assembleia entre o síndico, administradora de condomínios e os moradores.
Existem dois tipos de Demarcação de vaga de garagem. São elas:
- Demarcações Fixas: Essas vagas são decididas nas reuniões de assembleia através de um sorteio de vaga ou através de acordos de contrato estipulado com a planta do imóvel. Mas caso um morador não fique satisfeito com a sua vaga por ser muito pequena para seu carro de porte maior, ele pode realizar uma troca com outro morador, após a troca devem deixar a reunião ciente da troca;
- Demarcação Rotatória: Essas vagas não possuem um proprietário, a partir do momento que o morador ver uma vaga liberada ele pode estacionar e pode acontecer rodizio de vaga entre os moradores.
Regras de Garagem: Danos ao Veículo
Para que nenhum dano ao veículo aconteça, os moradores, funcionários e o próprio síndico devem garantir responsabilidade e organização para que tudo saia com qualidade e sem dor de cabeça.
Mas, caso aconteça algum dano ao veículo, o morador deve informar o síndico, em seguida devem ser vistos as câmeras de vigilância. A maioria dos motivos para acontecer um dano ao veiculo dentro do condomínio são:
- Danos por material da construção do edifício;
- Rebocos;
- Telhas.
Caso a câmera de segurança não encontre algo que o dano tenha acontecido pelo condomínio, ele não terá a responsabilidade de arcar com o conserto.
Interessante, não é? E nós do Grupo AtualSP: Administração de Condomínios iremos te garantir que seus moradores e funcionários tenham a melhor gestão de vagas de garagem, para a segurança e qualidade de vida de todos.
O Grupo AtualSP é formado por empreendedores das áreas Contábil, Comercial, Operacional, Administrativa, Financeira e Jurídica e podemos administrar seu condomínio e lhe auxiliar com toda a organização e gestão de seu empreendimento.
Gostaria de mais informações ou tirar dúvidas sobre Regras para o uso da Garagem do Condomínio? Entre em contato com a gente!
Leia Também
muito legal esse site parabéns pelo conteúdo.