Pets em Condomínios: Regras e Convivência
O amor que as pessoas sentem pelos pets está crescendo cada dia mais, principalmente durante a pandemia, houve um acréscimo de adoção notável. Mas você que mora em condomínio e quer ter um pet, não sabe como as regras funcionam?
Não se preocupe, o Grupo AtualSP: Administração de Condomínios irá te ajudar com as regras e conivência dos pets dentro do condomínio.
O que diz a Lei?
Muitas vezes existem conflitos entre os moradores, principalmente envolvendo aqueles que possuem pets. Mas para a alegria dos donos ou futuros donos existe a Lei nº 10.406 – Artigo 1.228.
Onde diz que a restrição de um morador de ter um pet por parte do síndico ou da diretoria pode terminar na justiça. Como também impedi-lo de circular com o pet em áreas comuns ou qualquer outra prática comum do morador, pode ser entendida como ato ilegal. Sendo vista como constrangimento de acordo com o Artigo 146.
Porém caso os moradores se sintam em risco com a presença do pet, ou que ele atrapalhe o sossego do ambiente, eles poderão contar com o Artigo 1.336 que diz “dar às suas partes a mesma destinação que tem a edificação, e não as utilizar de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos possuidores, ou aos bons costumes”
Regras para os Pets
Assim como os moradores, os donos de pets e os próprios pets precisam seguir algumas regras para que uma boa convivência seja estabelecida no condomínio. Por isso listamos as regras mais comuns de um condomínio, especificas para pets. São elas:
- Para manter a segurança dos condôminos, é preferível estar sempre com o animal na coleira ou focinheira;
- Manter os pets em silêncio;
- Recolher os dejetos do pet quando esse estiver em áreas comuns;
- Manter a higiene da unidade para evitar mau cheiro em corredores e até mesmo a presença de pragas no condomínio;
- Não deixar crianças sozinhas com o pet nas áreas comuns.
Pet Care
Existem condomínios que estão adquirindo a essa nova ideia de área, a Pet Care. Que nada mais é do que uma área feita especialmente para os pets do condomínio poderem se divertir e até mesmo capricharem na beleza.
Geralmente esse espaço pode conter:
- Bancadas;
- Ganchos para fixação de coleiras;
- Tanques de lavagem;
- Tigelas de ração;
- Chuveirinhos;
- Brinquedos.
Problemas Comuns com Pets
Infelizmente existem conflitos gerados por conta de pets, mas que podem ser resolvidos facilmente. Os principais problemas são:
- Barulho: Evite deixar seu pet sozinho, pois ele poderá uivar e latir a tarde inteira. Ou procure um adestrador para trabalhar esse lado do pet.
- Higiene: Sempre que o seu animal fizer as necessidades é essencial que o recolhimento seja feito na hora. Portanto ande sempre com um saquinho de recolher as necessidades;
- Segurança: Muitas pessoas se incomodam com os pets soltos ou até mesmo os pets maiores sem focinheira, por isso é essencial que ele esteja na coleira e em casos extremos na focinheira.
Assim podemos evitar qualquer futuro problema.
Restrição de Pet
Como dissemos anteriormente o sindico e a diretoria não pode deter ou impor qualquer limite na entrada do animal no condomínio. Mas, caso haja animais silvestres dentro do condomínio, como:
- Araras;
- Macacos;
- Cobras;
- Lagartos.
Dentre outros animais, o condomínio pode exigir a documentação legal que consta que aquele animal é legalmente daquela pessoa. Assim o condomínio não irá sofrer por crimes ambientais.
Circulação dos Pets
Geralmente a circulação dos pets são previstas nas regras. Mas geralmente são proibidas apenas nas áreas onde os próprios moradores não podem andar. Como as áreas privadas.
Mas geralmente os pets só pode andar pelos elevadores de serviço, facilitando a circulação de todos.
Convivência
Uma dica de ouro do grupo AtualSP: Administração de Condomínios para que os outros moradores tenham uma boa convivência com o seu pet é procurar um adestrador.
Com um adestrador, seu pet poderá não somente a aprender a ter uma boa educação, mas também poderá aprender novas maneiras de brincar e se divertir.
O Grupo AtualSP é formado por empreendedores das áreas Contábil, Comercial, Operacional, Administrativa, Financeira e Jurídica e podemos administrar seu condomínio e lhe auxiliar com toda a organização e gestão de seu empreendimento.
Gostaria de mais informações ou tirar dúvidas sobre Pets em Condomínios: Regras e Convivência? Entre em contato com a gente!
Leia Também