Você Sabe Como é Calculado o Valor do seu Condomínio?
Você já teve a curiosidade se saber onde exatamente a taxa de condomínio é utilizada? Sim? Então você está com sorte, pois o Grupo AtualSP: Administração de Condomínios irá te ajudar a entender onde e como é utilizado o valor da taxa de condomínio.
Ficou interessado? Continue lendo…
Por que o Valor da Taxa de Condomínio é Necessário?
Os condomínios são um modelo de moradia que está sendo procurado cada dia mais. Por isso cada unidade familiar existente no local necessita fazer o pagamento do valor da taxa de condomínio.
Esse valor é de extrema importância para o condomínio., pois ele não garante somente os valores obrigatórios do condomínio, mas também eleva sua qualidade de vida e segurança.
O valor da taxa de condomínio garante o pagamento obrigatório dos seguintes tributos:
- Pagamentos de funcionários;
- Contas de água;
- Contas de luz;
- Contas de telefone;
- Materiais de limpeza;
- Salário do síndico;
- Fundo de reserva;
- Empresa de administração.
Mas em alguns casos podem haver uma cobrança com um valor extra. Isso acontece pois o condomínio possui alguma área a mais que necessite de manutenção. Como:
- Piscina;
- Playground;
- Garagem;
- Quadras de esporte;
- Salão de festas;
- Churrasqueiras;
- Academias.
Assim, através do seu recolhimento, é garantida a qualidade e segurança para você e sua família, e aos outros núcleos familiares existentes no local.
Como o Valor da Taxa de Condomínio é Utilizada?
O valor da taxa é utilizada de três formas: Despesas Ordinárias, Despesas Extraordinárias e Fundo de Reserva.
Quando é cobrado um custo para manutenções de rotina do imóvel, são chamados de Despesas Ordinárias.
As Despesas Extraordinárias são organizadas em reuniões de assembleias de condomínio, onde o valor é dividido igualmente para cada núcleo.
As despesas ordinárias são utilizadas geralmente para:
- Instalação de Câmeras;
- Troca de Calçadas;
- Obras;
- Reformas.
Já o Fundo de Reserva é utilizado com uma reserva de emergência para o condomínio. O valor reservado equivale a 5% do condomínio. Pois ele será utilizado em pontos que não estavam previstos no orçamento. Como:
- Obras de emergência;
- Pagamento dos direitos trabalhistas na saída de um funcionário contratado.
O valor arrecadado para o fundo de reserva é público e onde o valor será utilizado é decidido pela própria convenção do condomínio.
Como é Feito o Cálculo?
O cálculo é feito da seguinte forma:
- Faça a SOMA total de todos os valores citador anteriormente (Despesas Ordinárias. Despesas Extraordinárias. Fundo de Reserva);
- O montante deve ser estimado pelo período de doze meses (assim mostrará o custo de viver um ano no condomínio);
- Deve acrescentar as taxas de inflação e reajustes;
- O valor total deve ser dividido entre o número de casas ou apartamentos do condomínio;
- O valor estipulado após a divisão é o valor final que será passado para cada núcleo.
Existe outro Modelo de Cálculo?
Sim. Nem todos os condomínios realizam o cálculo anterior. Alguns condomínios por exemplo utilizada uma taxa fixa. Assim os núcleos pagariam sempre o mesmo valor.
Mas em outros condomínios realizam o cálculo de fração ideal. Esse cálculo é feito com base no tamanho do imóvel. Da seguinte forma:
Área Total do Prédio X Área do Imóvel = Total
Total / Área do Imóvel = Fração Ideal
OBS: O pagamento do condomínio é obrigatoriedade do morador. Pois ele garante a segurança e bem estra do próprio. Caso esse valor não seja pago será considerado inadimplência.
Esse valor pode ser Reduzido em Algum Momento?
Pode sim. Mas essa solução é extremamente rara. Todos os moradores possuem direito de pedir revisão dos gastos. Principalmente quando se trata das Despesas Extraordinárias. Com a revisão podemos rever se os seguintes pontos são realmente necessários:
- Porteiros: Garante sua segurança, mas muitos condomínios estão se adaptando a portaria digital. Reduzindo gastos com salário de porteiros;
- Seguro do Imóvel: Para essa revisão solicite um orçamento de diferentes empresas de confiança;
- Administradora de Condomínios: Nós do Grupo AtualSP garantimos um serviço de qualidade e que não irá pesar nos gastos do seu condomínio e grandes benefícios;
- Taxas Bancárias: Muitos condomínios ainda utilizam o serviço de emissão de boletos. Gerando um valor alto a ser pago. Uma alternativa é que o condomínio se adapte a bancos digitais para realizar a cobrança do condomínio.
Interessante, não é? O Grupo AtualSP: Administração de Condomínios poderá te ajudar no processo de valores de condomínios. Chegando ao valor correto para que o seu condomínio tenha a qualidade e segurança que ele merece.
O Grupo AtualSP é formado por empreendedores das áreas Contábil, Comercial, Operacional, Administrativa, Financeira e Jurídica e podemos administrar seu condomínio e lhe auxiliar com toda a organização e gestão de seu empreendimento.
Gostaria de mais informações ou tirar dúvidas sobre Valor de Condomínio?
Entre em contato com a gente!
Leia Também
1 Comments