O que acontece se não Pagar o Condomínio?
Infelizmente o atraso do pagamento dos moradores para com os seus condomínios está se tornando cada vez mais comum.
Isso acontece por muitos fatores, mas o principal deles é a falta de um plano de ação e um bom planejamento financeiro dos moradores!
Por isso o Grupo AtualSP: Administração de Condomínios preparou uma matéria onde explicamos o que acontece se um morador não pagar o condomínio.
Como funciona a falta de pagamento do condomínio?
Todos os benefícios que o seu condomínio oferece são possíveis graças à taxa de condomínio, cujo valor pode variar significativamente de acordo com:
- Infraestrutura;
- Localização;
- porte do condomínio.
Quando se mora em condomínios residenciais, o problema se torna ainda maior, já que o não pagamento da taxa de condomínio tem consequências negativas.
O índice de inadimplentes é uma das grandes preocupações dos gestores de condomínio, pois o aumento desse índice diminui a receita disponível e dificulta o pagamento de despesas essenciais, como água, luz, gás, portaria e segurança.
A fim de evitar essa situação, é essencial ter um plano de ação em caso de inadimplência, que começa fazendo com que todos os inadimplentes, ou não, estejam cientes do que acontecerá se não pagarem o condomínio.
A princípio, se o condômino atrasar a taxa do condomínio, bem como o fundo de reserva, ele será amigavelmente notificado. Quanto ao que acontece se não pagar o condomínio, isso pode variar de acordo com o que determina o regimento interno, que deve ser do conhecimento de todos.
Quais são as Ações Amparadas pelo Código Civil?
Para ajudar você ainda mais, o Grupo AtualSP: Administração de Condomínios separou as principais ações amparadas pelo código civil. São eles:
1° Penhora de Bens
Em casos mais extremos, o próprio imóvel pode ser penhorado e colocado em leilão, ainda que este seja o único bem da família.
2° Ser impedido de usar as áreas comuns
O condomínio pode impedir que um condômino inadimplente utilize as áreas comuns do edifício, tais como salão de festas e churrasqueira, desde que isso esteja devidamente expresso no regimento interno.
3° Ser impedido de votar na assembleia
Outra possível consequência para os condôminos inadimplentes é que sejam impedidos de votar em assembleia e/ou participar de suas deliberações, anulando suas vozes em questões fundamentais à rotina do condomínio.
O que o Condomínio não pode fazer?
Tão importante quanto saber o que acontece se não pagar o condomínio é saber o que não pode acontecer nessa situação. Algumas das coisas que o condomínio não pode fazer são:
- Impedir o morador de utilizar o elevador;
- Impedir o morador de receber visitas;
- Interromper a prestação de serviços, como a entrega de correspondências;
- Impedir o condômino de participar em assembleia;
- Constranger o morador publicamente;
- Entre outros.
A maneira mais eficaz e menos desgastante de evitar situações como estas é manter o controle regular de pagamentos e inadimplências. Contudo, se as medidas anteriores não forem suficientes, lembre-se de que o diálogo é a melhor maneira de resolver esse tipo de conflito.
Conte com o Grupo AtualSP
Nós do Grupo AtualSP: Administração de Condomínios podemos te ajudar a manter o pagamento dos seus condôminos em dia.
Por isso entre em contato com o Grupo AtualSP: Administração de Condomínios e garanta uma administradora com profissionais eficientes que iram ajudar o seu condomínio em qualquer contratempo.
Leia Também
gostei muito do seu site parabéns. I like so much your
website, verygood content. i will follow you 🙂