Como Resolver as Reclamações em Condomínio?
Quem vive em condomínio sabe que as reclamações são muito frequentes. E de acordo com uma pesquisa realizada pela AABIC (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios), o número de reclamações na pandemia teve um aumento de 300%.
Se você possui problemas com reclamações no seu condomínio mas não sabe resolver, não se preocupe, pois o Grupo AtualSP: Administração de Condomínios vai te ajudar a saber exatamente como resolver de uma vez essas reclamações.
Quais são as reclamações mais frequentes?
Antes de explicarmos como o síndico deve resolver as reclamações que aparecem no condomínio, vamos apresentar uma lista das reclamações mais comuns que tivemos nesses dois anos de pandemia. São elas:
- Reclamações de música alta, equipamentos de ginástica ou reuniões sociais;
- Calçados deixados na área de fora do apartamento;
- Falta do uso de máscara;
- Barulho de manutenção;
- Reclamações sobre o uso indevido de espaços e instalações compartilhadas;
- Pedidos de informações ou declarações financeiras;
- Pedidos de maior comunicação com os membros do conselho do condomínio;
- Reclamações sobre taxas de condomínio;
- Reclamações sobre animais de estimação.
Essas são reclamações padrões hoje em dia nos condomínios. Vamos as dicas de como resolvê-las.
3 Dicas de como resolver as reclamações do seu condômino
Antes de mais nada o síndico deve contar com a ajuda de uma administradora de condomínios. E para isso o Grupo AtualSP está a disposição.
Com a nossa ajuda iremos deixar as reclamações do seu condomínio de uma maneira organizada, através de anotações e registros que possam ser consultados em algum momento.
Agora que você está contando com nossa ajuda, vamos as três dicas de ouro que irão ajudar seu condomínio a resolver as reclamações mais rápido. São elas:
Processo de Reclamações Padrão
A primeira dica é: sempre conte com uma ferramenta de gestão de condomínios.
Uma ferramenta de gestão de condomínios pode ser de grande ajuda para o síndico. Pois com ela o síndico poderá fornecer formulários formais de reclamação. E quando preenchidos poderão ser guardados na plataforma do condomínio.
Essa dica funciona para que você possa ter controle das reclamações, e também para que você mantenha todas as reclamações registradas.
Crie uma Planilha
A planilha é uma das formas mais rápidas de achar uma reclamação que foi feita a um tempo atras e você gostaria de ver de novo. Em uma planilha você pode introduzir as seguintes categorias:
- Nomes do morador;
- Qual a reclamação;
- Número da Residência;
- Datas de relatórios.
Mas para que isso ocorra de uma maneira ainda mais rápida e pratica, você deve incentivar os outros membros do conselho do condomínio a utilizarem essa ferramenta de arquivamento de reclamações.
Assim eles poderão registrar as reclamações quando bem entenderem e claro, as coisas poderão ser resolvidas mais rápido.
Conversas Tranquilas
Quando ocorre uma briga entre os condôminos, o síndico deve intervir. Mas sempre de uma maneira amigável pois ninguém quer que a situação piore. Porém, quando a situação possui dois ou mais vizinho ele não deve interferir na resolução da briga.
O síndico deve aplicar uma multa somente como uma última alternativa.
Interessante, não é? Sempre tente resolver os conflitos e reclamações que ocorrem no seu condomínio de uma maneira amigável e civilizada. Já estamos vivendo em um momento muito estressante então tente evitar isso no seu condomínio.
Assim a qualidade de vida e praticidade do seu condomínio irá aumentar. Juntamente com sua visibilidade de condômino organizado. E para que tudo isso fique melhor conte com o Grupo AtualSP: Administradora de Condomínios.
O Grupo AtualSP é formado por empreendedores das áreas Contábil, Comercial, Operacional, Administrativa, Financeira e Jurídica e podemos administrar seu condomínio e lhe auxiliar com toda a organização e gestão de seu empreendimento.
Gostaria de mais informações ou tirar dúvidas sobre como resolver as reclamações do seu condômino?
Entre em contato com a gente!
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