Como realizar uma Reunião Virtual de Assembleia
Um assunto que mesmo antes da pandemia já era discutido entre os síndicos e os administradores de condomínio, pois é uma forma de facilitar quem não pode sair de casa por algum motivo ou para quem está longe.
Porém hoje em dia nessa época de pandemia em que estamos vivendo foi a melhor opção para que as reuniões gerais de assembleias pudessem ser realizadas ou seja virtualmente.
Nós da Grupo Atual SP preparamos esse artigo para que você síndico, morador de um condomínio ou quem tem curiosidade de saber como isso funciona possa entender melhor essa proposta de reunião virtual de assembleia para que possa compartilhar com as pessoas do seu condomínio ou para quem você conhece que mora em um.
Existe algo sobre Reunião Virtual de Assembleia na Lei?
Em 12 de Junho de 2020 foi aprovada a Lei 14.010 ou PL 1179/2020.
Alguns artigos da Lei 14.010 foram vetados, mas a princípio a lei permite que a reunião virtual de assembleia fosse usada para alguns fatores como:
- Escolha do Síndico (eleição, reeleição ou demissão);
- Confirmação de Orçamentos;
- Impostos do Condomínio;
- Pagamento de Contas.
OBS: É aconselhável que todos os síndicos estejam sabendo dessa lei por completo até o fim da pandemia.
Como Funciona a Reunião Virtual de Assembleia?
Primeiramente o síndico deve ser o responsável por aqueles que tem dificuldade em mexer com tecnologia ele deve explicar e orientar o que deve ser feito no momento de entrar na reunião virtual.
Para explicar melhor como funciona a reunião virtual de assembleia preparamos um passo a passo dividido em quatro etapas para que você entender com mais facilidade:
- Analisar Pedidos do Condomínio: Como primeiro passo o síndico deve aconselhar toda a comunidade a participarem de uma enquete dentro do aplicativo do condomínio.
Essa enquete que deve fazer é o próprio sindico onde ele poderá saber quem está de acordo em realizar a reunião virtualmente pois assim ele irá conseguir saber quem não pode participar por questões tecnológicas.
- Conexão com a Internet: Depois se a maioria das respostas na enquete for positiva o síndico precisa fazer uma vistoria na internet do condomínio para que todos os moradores não tenham problema de conexão na hora da reunião.
- Dificuldades com a Tecnologia: Em seguida é um passo que muitos síndicos já estão acostumados a ver que é a dificuldade que alguns moradores possuem em mexer com tablete, celulares, computadores e etc.
E a melhor solução para esse problema seria o síndico encontrar um meio de explicar para as pessoas como mexer com essa tecnologia, aconselhamos que o síndico tente gravar um vídeo de tutorial explicando para seus moradores a forma de uso.
- Documentar os Votos do Condomínio: Por último após os primeiros passos o sindico deve ir até o cartório para fazer a validação dos votos.
Alguns cartórios reconhecem a votação por meio do software que realiza o a reunião virtual de assembleia, porém outros pedem um token do morador validado pela receita federal que lembra um CPF.
OBS: Aconselhamos que em todo esse processo o sindico tenha o apoio e o suporte de profissionais que sejam especializados no assunto com dicas de opções de softwares para que tudo ocorra corretamente.
Agora que a ata do cartório esta preenchida e cadastrada com os votos do condomínio chegou a hora de realizar a reunião virtual de assembleia.
Precisando de ajuda com seu condomínio?
Somos o Grupo AtualSP e possuímos vasto conhecimento em Administração de condomínios. Nossa equipe é formada por empreendedores das áreas Contábil, Comercial, Operacional, Administrativa, Financeira e Jurídica e estamos a sua disposição para ajudar em todos os processos que envolvem a administração condominial.
Entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas!
Leia também:
Ótimo site!
Desejo-lhes sucesso.
Parabéns pelo trabalho!
Desejo-lhes sucesso.