Coleta seletiva em condomínios
Muitas pessoas que residem em condomínios não sabem como funciona o processo de retirada de resíduos do local.
Por isso o Grupo AtualSP: Administração de Condomínios preparou uma matéria para te explicar como funciona e qual a importância da coleta seletiva em condomínios.
Coleta seletiva em condomínios: O que é?
A coleta seletiva é uma forma de otimizar os processos para destinar os resíduos e rejeitos de forma adequada. Ela é realizada com o objetivo de tornar mais fácil o seu tratamento, e também reduzir os impactos negativos que podem ser causados no ambiente pelo descarte incorreto e sem os cuidados necessários.
Coleta seletiva em condomínios: Qual a importância?
A coleta seletiva condominial possui a importância de conscientizar a todos os moradores do condomínio sobre a preocupação ambiental. Além de garantir que os moradores entendam mais sobre:
- Sustentabilidade;
- Reciclagem;
- Coleta de lixo e resíduos.
Por isso, se o seu condomínio deseja implantar a coleta seletiva, é essencial que todos os moradores e funcionários colaborem com algumas regras básicas para que tudo funcione perfeitamente.
Coleta seletiva em condomínios: Como Funciona?
Antes de mais nada o síndico, juntamente com os moradores em uma reunião de Assembleia Geral, deve entrar um acordo sobre quais materiais serão devidamente separados. Como:
- Papel (lixeira azul);
- Vidro (lixeira verde)
- Plástico (lixeira vermelha);
- Metal (lixeira amarelo);
- Orgânico (lixeira marrom).
Em seguida é essencial que o condomínio promova uma área onde os lixos e resíduos serão descartados para coleta. Essa área deve possui os seguintes requisitos:
- Regras de segurança para que não haja risco de proliferação de animais e insetos transmissores de doenças;
- Riscos de incêndio causados por materiais de alta combustão como plástico e papel.
Cabe ao condomínio, portanto, providenciar esse local de armazenamento adequado, além de calcular a quantidade de lixo que será produzida pelos moradores para estabelecer a frequência da coleta e a quantidade de coletores que serão necessários.
Coleta seletiva em condomínios: Como funciona a coleta?
A coleta irá acontecer de acordo com a realidade de cada condomínio, pois existem duas formas de se realizar a coleta:
- Através da coleta de porta em porta: Ou seja, aqui a coleta dos resíduos separados é feita de maneiras tracionais pelo serviço público ou privado;
- Contratação de empresa: nesse caso é feita a contratação de uma empresa especializada para coletar os resíduos, ou procurar pelos pontos de entrega voluntária (PEVs) e cooperativas que se responsabilizam por retirar o material.
Coleta seletiva em condomínios: Quais problemas podem acontecer?
Como dissemos anteriormente, para que a coleta seletiva seja feita de maneira correta e assertiva, todos os moradores funcionários devem colaborar e seguir as regras de separação corretamente.
Por isso, separamos os principais problemas que podem acontecer caso você tente implanta a coleta seletiva no seu condomínio de forma indevida. São elas:
- Falta de planejamento: deve-se conhecer a realidade do condomínio e realizar cálculos para que a coleta aconteça de forma efetiva no período correto;
- Problemas no armazenamento: o volume de lixo deve ser levado em consideração na hora de definir o local ideal para armazenamento, já que seu acúmulo incorreto pode acarretar em diversos problemas;
- Comunicação não efetiva: sabemos que nem todas as pessoas possuem o hábito de separar os resíduos, e em alguns casos nem mesmo se interessam pelo assunto. Então divulgue a mudança, as etapas do processo e o papel de cada um dentro dele, e mantenha uma comunicação frequente dentro do condomínio com informativos e lembretes;
- Não realizar treinamentos: isso vale para os profissionais que lidarão com os resíduos, e também para os moradores. Os trabalhadores precisarão entender como funcionará a coleta para dar o destino adequado para cada tipo de resíduo, e os moradores precisarão entender, além dessa destinação, questões como a importância de limpar os recicláveis, por exemplo.
Conte com o Grupo AtualSP
Interessante, não é? E nós do Grupo AtualSP: Administração de Condomínios podemos te ajudar a implementar as novas regras de coleta no seu condomínio, além de garantir sustentabilidade e maior qualidade de vida no seu condomínio.
O Grupo AtualSP é formado por empreendedores das áreas Contábil, Comercial, Operacional, Administrativa, Financeira e Jurídica e podemos administrar seu condomínio e lhe auxiliar com toda a organização e gestão de seu empreendimento.
Gostaria de mais informações ou tirar dúvidas sobre coleta seletiva em condomínios? Entre em contato com a gente!
Leia Também
1 Comments